O Fluido Cósmico e o Espiritismo
Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)
O Fluido Cósmico, segundo o Espiritismo, é uma substância que preenche o espaço entre os átomos, e que também fica entre o corpo material e o períspirito.
O períspirito é um corpo espiritual, que nos momentos de vigília fica junto com o corpo físico, mas quando dormimos ele se solta e vai ter experiências fora do corpo, com maior ou menor lucidez, mas que não lembramos quando acordamos.
O nome que o Espiritismo dá para esse fenômeno que de desprendimento momentâneo do períspirito para o corpo material, é desdobramento, mas em outras crenças tem o nome de Viagem Astral, e temos uma seção sobre esse assunto em nosso site.
O períspirito é a cópia do corpo físico, que é um corpo espiritual.
O Fluido Universal é também chamado de Plasma Divino, uma substância que permeia entre os seres vivos.
O nome Fluido vem de fluir, escorrer.
Existe o fluido magnético (de magnetismo) e o elétrico (de eletricidade), mas a base desses dois é o Cósmico Universal.
O Fluido Cósmico de cada local, tem a mesma energia dos habitantes que ficam nesses locais, que acabam moldado a atmosfera.
A dimensão espiritual fica dentro da física, mas nós não percebemos, pois um espirito pode estar do nosso lado, mas não o enxergamos, e sendo assim, nós vivemos no Plano Físico, do qual interpenetram todos os outros Planos Espirituais, uns dentro dos outros.
No Espiritualismo existe a dimensão mental, e nessa dimensão os pensamentos tomam formas, e são os fluidos que dão formas aos nossos pensamentos.
A Umbanda nos ensina que nosso planeta foi moldado pelo Orixá das Sete Encruzilhadas, e eles também trouxe o fluido cósmico, que é moldável para este trabalho que durou milênios para acontecer.
Os Orixás são irradiadores das energias de Deus, assim dando a forma energética a nosso Planeta e todas as suas dimensões.
Cada pessoa se sente bem em um local tenha uma energia similar a sua, assim em nossa casa ou no nosso quarto, tem a mesma energia que nós, sendo ela boa ou ruim.
Quando a energia é ruim, ela atrai espíritos ruins, pois espíritos do bem não gostam desse tipo de energia.
Os espirito negativados também não gostam da energia boa, da luz, mas podem mudar, como ocorreu com André Luiz no Livro de Chico Xaviér “Nosso Lar”.
André Luiz foi um espirito que deixou de ser negativado e passou a ser de luz. E sua história é contada melhor em seu livro.
Certa vez em um atendimento de Umbanda, uma consulente tinha muito medo de tudo, e não sabia o porquê, em seu ambiente energético de sua casa, lá foi se formando um local com muitos espíritos, muitos mesmos, unidos pelo medo, e nessa seção, todos eles foram resgatados, e a consulente começando um processo de autoconhecimento para deixar de ter esse medo.
É como ensina Santo Agostinho no Espiritismo, que a melhor forma de Reforma Íntima é o autoconhecimento.
É o autoconhecimento que faz um espirito evoluir, melhorando seu emocional e sua consciência.
Aliás o próprio Santo Agostinho ensina que a razão vem dos sentimentos, não a da mente, como muitos pensavam, e esse é um marco da história, pois mudou a forma de ver e enxergar o mundo.
É como ensina um espirito muito amigo que escreve conosco: “A mente, mente continuamente, mas só o coração sabe o que é verdade”.
Assim como traz outro ensinamento:
“O ego não é nada comparado ao coração”.
A sabedoria vem de nosso coração, não de nossa mente.
O coração é a fonte da razão, coisa que a mente não pode sê-lo, pois nos engana o tempo todo.
A intuição, que é escutar o coração, é mil vezes melhor do que a mente, pois a mente, mente.
Intuição é quando sabemos de algo sem um raciocínio que leve a uma conclusão.
Para os psicólogos a intuição existe, e é muito importante, e é uma loucura viver sem ela.
Nosso pensamento e emoções moldam o fluido universal de onde vivemos, por isso faz todo o sentido evoluir espiritualmente, que melhora o que somos por dentro, e consequentemente todo nosso ambiente.
Podemos atingir a iluminação em uma só vida, e um dos mestres que ensina isso é o Buda, figura tão amada pelos espiritualistas, que vem nele uma coisa que ele é e que gostam muito disso, um iluminado.
Mas os mentores ou guias espirituais também são iluminados.
Na mediunidade o Fluido Cósmico, que é o fluido magnético e o elétrico, e que os espíritos conseguem emitir suas energias em nossos chakras com essa substância, e assim conseguir realizar a mediunidade.
O espírito manda suas vibrações aos médiuns, e assim enviam informações fazem a comunicação do mundo espiritual com o físico, pratica utilizada para beneficiar as pessoas.
A mediunidade traz autoconhecimento ao médium e ao espirito.
Aqui no site temos muitos tipos de práticas para desenvolver o autoconhecimento, na nossa seção de práticas, no link logo abaixo, no final da página, não deixa de conhecer, é muito bom.
Os pensamentos e emoções moldam o ambiente energético que estamos, assim como também nossa casa tem tudo a ver com a nossa energia e dos outros habitantes da casa.
Nosso quarto, por exemplo, tem a nossa energia e de quem mais viver nele.
Você já analisou seus pensamentos e emoções para ver que tipo de ambiente você vive?
Coisas negativas não são maldades, mas são frutos muitas vezes, de infelicidade. Mas então se nos mantermos mais positivos, será que nossa vida não será melhor?
Busque seu autoconhecimento, pois ele melhora nossas emoções e pensamentos, assim ficamos em um ambiente mais saudável e com melhores energias, não as de sofrimento ou desconforto.
As energias dos passes espiritas vêm do fluido universal, onde as pessoas são beneficiadas energeticamente de diversas formas.
É importante no passe espirita desejarmos o melhor ao dar o passe, rezando e pedindo coisas boas aos atendidos, pois assim é a forma que podemos ajuda-los.
O Reiki é a mesma coisa que o passe espirita, e é importante nessas praticas elevarmos os pensamentos e emoções, para assim ajudar mais os atendidos.
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook